Varizes: Conheça Quais São as Causas e os Tratamentos - Cardiovasc

Varizes: Conheça Quais São as Causas e os Tratamentos

As varizes são veias danificadas, que geram sensação de peso, dor e desconforto, especialmente nas pernas.

Embora muitas pessoas pensem que esse problema atinge somente mulheres, os homens também podem desenvolver veias varicosas, que aparecem em forma de caroços com cor escura, geralmente azul ou roxo.

Elas são mais comuns em mulheres da terceira idade, em grávidas ou que sofrem com desequilíbrios hormonais. Na maioria dos casos, as varizes aparecem ao longo do tempo, pois com o envelhecimento as veias perdem sua elasticidade natural devido ao aumento dos níveis de inflamação.

Varizes

Varizes são veias dilatadas e deformadas. Qualquer veia pode ficar varicosa, mas é mais comum as varizes afetarem as pernas e pés, isso porque ficar em pé parado ou sentado por muito tempo aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo. Para muitas pessoas, as varizes e vasinhos (uma variação mais leve de varizes) são uma preocupação puramente estética. Para outras, elas causam dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, como aumentar o risco de doenças circulatórias. O tratamento pode envolver medidas preventivas ou procedimentos para fechar ou remover as veias. Por isso, se o problema aparecer, é importante procurar seu médico. As opções de tratamento para varizes podem incluir medicamentos, meias de compressão, mudanças de estilo de vida, escleroterapia ou cirurgias. O médico provavelmente vai aconselhar mudanças no estilo de vida, antes de sugerir cirurgia. Estes tratamentos naturais podem ajudar a diminuir o problema em suas veias, e ainda oferece muitas outras vantagens, como aumentar seu nível de energia, melhorar a saúde do coração e a digestão. Aqui estão alguns tratamentos naturais para varizes:

Exercício

Fazer exercícios regularmente é um dos melhores tratamentos para melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir a inflamação. Quando você fica parado por muito tempo, é mais difícil para suas veias bombear sangue eficientemente de volta ao seu coração e combater os efeitos da gravidade. Atividades físicas também são ótimas para ajudar a equilibrar os hormônios naturalmente, perder peso e baixar a pressão arterial, que podem contribuir para o aparecimento de varizes. Exercícios de baixo impacto, como andar, nadar e andar de bicicleta, também são ideais para quem já sofre com varizes. Manter um Peso Saudável- Pessoas com excesso de peso são mais propensas a desenvolver varizes, especialmente mulheres com sobrepeso e pessoas idosas. Isso porque o excesso de peso corporal coloca maiores quantidades de pressão sobre suas veias e pode contribuir para a inflamação ou refluxo, especialmente nas maiores veias superficiais, como a veia safena nas pernas. De acordo com um relatório publicado pelo Huffington Post, sobre a ligação entre obesidade e varizes, para as pessoas com sobrepeso as varizes são muitas vezes mais difíceis de avaliar e tratar, porque geralmente passam despercebidas até que elas se tornem mais inflamadas e maiores.