A úlcera varicosa é uma ferida que ocorre nas pernas em decorrência da má circulação venosa nos membros inferiores. Esse tipo de lesão costuma surgir com o aumento da pressão causada pelo sangue estagnado em uma determinada área. A pele e o subcutâneo sofrem atrofia e acabam ficando fragilizados. Qualquer pequeno trauma pode resultar em uma ferida, com a possibilidade de evoluir para uma condição crônica: a úlcera varicosa.
Pessoas que possuem varizes há anos, mas não buscam tratamentos para normalizar a pressão estão mais sujeitos a esse tipo de condição. Essa lesão é mais comum em pacientes com o perfil de obesidade, sedentarismo e tabagismo, além daqueles que passam muito tempo sentados ou em pé. A úlcera varicosa é uma lesão de difícil cicatrização, por isso a importância de ser tratada corretamente desde o início.
Quais sintomas devo ficar atento? Entre os principais sintomas estão o inchaço dos membros inferiores, cansaço e dores excessivas. Na sequência, ocorre o surgimento de uma erupção na pele, irritada e vermelha, evoluindo para uma ferida aberta. Esse tipo de lesão surge geralmente na região do tornozelo, podendo apresentar ainda coceira e escurecimento da pele.
Como tratar? Nesse caso, a orientação é buscar acompanhamento médico com especialista vascular. Dependendo da evolução das feridas, pode ser preciso realizar a retirada do tecido desvitalizado ou lesionado para obter a cicatrização. Em outros casos menos graves, a aplicação de curativos ou antimicrobianos pode ajudar a otimizar o processo de recuperação. Além do acompanhamento médico, o paciente precisará fazer uso de meias elásticas, que fazem a compressão da região evitando o inchaço, manter as pernas elevadas durante o repouso e realizar alguma atividade física.