Fechar

O tabagismo pode ser responsável pelo aparecimento de trombose

O tabagismo pode ser responsável pelo aparecimento de trombose

Compartilhe nas redes sociais:

Se engana quem ainda acha que o cigarro faz mal apenas ao pulmão, afinal, o uso contínuo de nicotina é responsável por causar vários problemas de saúde, inclusive doenças vasculares.

Isso mesmo! A cada cigarro consumido, uma série de alterações acontecem no corpo humano, incluindo as veias e artérias, vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte de sangue por todos os órgãos.

Para quem tem doenças arteriais, por exemplo, o simples hábito de fumar favorece a formação de placas na parede das artérias e o aumento da espessura dos vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo de sangue e a oxigenação dos tecidos. Com o tempo, a doença pode causar dor no peito e, em casos mais graves, quando há a interrupção total do fluxo sanguíneo, aumenta-se o risco do surgimento de outros problemas de saúde, como derrame, infarto e entupimento das artérias.

Além disso, o tabagismo pode ser responsável pelo aparecimento de trombose venosa profunda nas veias, já que as substâncias presentes no cigarro alteram os fatores de coagulação sanguínea. Os problemas podem ser ainda maiores em pessoas obesas, sedentárias e com colesterol alto.

Como ainda existem muitas pessoas que convivem com o vício no cigarro, os cuidados com a saúde precisam ser sempre lembrados. Afinal, uma pessoa que fuma até 4 cigarros por dia, possui chances maiores de desenvolver doenças vasculares! A melhor forma de prevenção continua sendo parar de fumar, mas o acompanhamento médico é imprescindível para a redução dos danos e o tratamento adequado.

Se você é ou já foi fumante, procure um Cirurgião Vascular e acompanhe a sua saúde. Não esqueça de marcar nos comentários aquela pessoa que ainda faz uso do cigarro e que precisa saber sobre todos os malefícios vasculares que a nicotina causa!

Agende hoje mesmo a sua consulta na Clínica CardioVasc.