- Cardiovasc

O que você precisa saber sobre saúde vascular

A principal função do sistema vascular é transportar o sangue para as células do corpo, por meio dos vasos sanguíneos, levando oxigênio e nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. Mas não é só isso. Confira o que mais é importante você saber sobre a saúde vascular.

1 - Do que é composto o sistema vascular?
O sistema vascular é composto por variados tipos  de vasos que são importantes para o funcionamento do corpo e possuem funções específicas, dentre eles:

Veias: são responsáveis pela condução do sangue venoso dos tecidos e órgãos para o coração;
Artérias: vasos ramificados que realizam o transporte do sangue arterial do coração para o corpo;
Capilares: são vasos sanguíneos reduzidos e constituídos por uma única  camada de células. Quando o sangue chega nos capilares, são realizadas as trocas de nutrientes e oxigênio.

2 - A saúde vascular é importante para quais órgãos?
Mesmo que esteja relacionada aos vasos sanguíneos, a saúde vascular não atua de forma isolada no corpo humano. Alguns órgãos estão ligados a ela e precisam trabalhar em sintonia para garantir o bom funcionamento do organismo, como:
- Rins: que filtram o sangue e eliminam as toxinas prejudiciais ao corpo humano;
- Coração: que precisa de sangue para receber energia e oxigênio,
- Pulmões: capazes de oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo humano;
- Cérebro: que necessita do sangue bombeado pelo coração para receber oxigênio e nutrientes necessários para realizar suas atividades mais básicas.

3. E quais são as doenças ligadas à saúde vascular?
Entre as principais doenças relacionadas à saúde vascular e que são tratadas pelo médico vascular são: varizes, aneurismas, trombose, doenças das carótidas que causam o Acidente Vascular Cerebral (AVC), úlcera venosa e pé diabético.

Muitas doenças vasculares são silenciosas, por isso a importância da consulta e realização de exames periódicos para manter sua saúde vascular em dia.