Fechar

Marochi participa do maior Congresso de Cardiologia da América Latina

Marochi participa do maior Congresso de Cardiologia da América Latina

Compartilhe nas redes sociais:

O médico cardiologista Dr. Marcos N. Marochi, esteve presente no 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), cujo tema deste ano foi "Reduzindo a mortalidade por doenças cardiovasculares". O objetivo do evento é promover atividades que contribuam para a melhora da qualidade assistencial e apresentar estudos científicos que causam impacto na prática cardiologista.


O destaque da edição deste ano foi a Arena Inovação e Tecnologia, que apresentou novidades do setor durante os três dias do Congresso. Além de startups com propostas voltadas ao setor. Sessões como hands on, medicina de consultório, palestras em 21 arenas, atividades voltadas aos acadêmicos, colóquios e palestrantes internacionais contemplaram a programação.


O evento também abordou um novo tratamento para a diabetes mellitus (DM). “Pela primeira vez, um estudo com milhares de pacientes além de controlar a glicemia, diminuiu a mortalidade de modo muito expressivo, assim como, a reospitalização e progressão de doença renal”, conta Marochi. No campo da insuficiência cardíaca (IC) houve a consolidação do tratamento com um novo fármaco que apresentou melhores resultados em relação a outros tratamentos. “Além de aumentar a expectativa de vida em 20%, também diminuiu a reospitalização em 20%”, explica.


“No campo da prevenção do AVC cada vez mais se solidifica a ação dos novos anticoagulantes orais. Demonstram diminuir mortalidade por todas as causas. Os estudos avançaram, demonstrando poderem ser usadas em caso de arritmias e doença coronariana e em algumas situações de insuficiência renal associada”, afirma Marochi.


O Congresso, maior e mais importante evento de cardiologia da América Latina, é multidisciplinar, tem abrangência nacional e recebe participantes de todos os Estados do Brasil. Este ano, o evento reuniu 10.200 congressistas, sendo cerca de 8.500 cardiologistas. Para o cardiologista Marochi o SOCESP apresenta a mesma qualidade do que vem sendo realizado na Europa (ESC) e nos Estados Unidos (ACC e AHA). “Os três pilares do tratamento das moléstias cardíacas tem revolucionado os desfechos para os pacientes críticos com DM, insuficiência cardíaca e prevenção de AVC”, aponta Marochi.