Fechar

Margarina x Manteiga: qual é a melhor opção para a sua saúde?

Margarina x Manteiga: qual é a melhor opção para a sua saúde?

Compartilhe nas redes sociais:

No pão fresquinho, no molho servido com uma salada fresca e até na massa de um bolo de cenoura quentinho, tanto a manteiga quanto a margarina são produtos alimentícios presentes nas mais diversas refeições do nosso dia-a-dia. Mesmo as duas sendo saborosas, ao longo do tempo, muitas dúvidas foram levantadas sobre qual delas é a melhor opção para nossa saúde. Como essa questão não é simples de ser resolvida, separamos algumas informações que vão melhor orientar a sua escolha:

Uma diferença que vai além do sabor!

Quando comparadas, tanto a margarina quanto a manteiga possuem algumas semelhanças: na maioria das vezes uma pode substituir a outra, a coloração de ambas é próxima e a quantidade de calorias presentes nos produtos não são tão distantes. Mas então, o que faz da margarina e da manteiga opções diferentes para o consumo?

A manteiga tem origem animal, obtida a partir da transformação da nata do leite de vaca em um creme de leite com soro e gordura. Esta gordura, quando separada do líquido do creme, se transforma em manteiga, um alimento rico em colesterol e gorduras saturadas.

Já a margarina é um alimento de origem vegetal, feito da hidrogenação de óleos. No processo de produção, parte das gorduras insaturadas - mais saudáveis que as saturadas - e que estão presentes no produto, transformam-se em gordura trans. Algumas margarinas comercializadas podem ainda conter um pouco de gordura saturada.

Mas entre a manteiga e a margarina, qual é melhor para a saúde?

Essa é uma discussão que há muito tempo é feita, e ainda não existe uma resposta totalmente certa. O que se sabe, porém, é que o uso deve ser feito de acordo com cada pessoa.

A gordura saturada presente na manteiga pode ser benéfica para a nossa saúde em alguns aspectos, pois é digerida pelo nosso organismo com mais facilidade, contêm ácidos graxos de qualidade, auxilia na redução de inflamações do sistema digestivo e ainda nosso corpo precisa dela para absorver algumas vitaminas. No entanto, o consumo deste produto pode aumentar tanto o colesterol ruim quanto o bom, e se acumular nas paredes das artérias, o que pode levar ao entupimento e favorecimento de doenças cardíacas, como o infarto. Por isso, o seu uso só é recomendado quando o colesterol do paciente estiver dentro das metas.

Já a margarina, como é obtida de forma industrializada, se torna um alimento mais difícil de ser sintetizado pelo corpo, aumentando assim as chances de acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos e em órgãos importantes, como o fígado. As gorduras trans presentes na margarina também potencializam o colesterol ruim e diminuem o colesterol bom, aumentando as chances de inflamações e riscos cardiovasculares. No entanto, já existem opções de margarinas sem gorduras trans. As mais claras e macias são as mais recomendadas para o uso.

Entre as duas opções, a manteiga apresenta características melhores, justamente por ser mais saudável e melhor digerida pelo corpo. O consumo, no entanto, deve ser feito por quem não tem problemas de colesterol, e com moderação. A recomendação é que seja consumida apenas uma colher de chá por dia. Já para pacientes com doenças cardíacas e colesterol, a escolha deve ser a margarina sem gordura trans, pois possui características melhores para o consumo.