Fechar

Escleroterapia: Tratamento para vasinhos e varizes

Escleroterapia: Tratamento para vasinhos e varizes

Compartilhe nas redes sociais:

Além do desconforto no dia a dia com a sensação de peso nas pernas, inchaço e dor, a ocorrência de vasinhos e varizes também impactam na estética, afetando a autoestima de muitos pacientes. Como as varizes, também as varicoses se manifestam como vasos dilatados e aparentes, podendo chamar a atenção para a região dos membros inferiores de uma forma negativa.

Através de consulta especializada, é possível realizar tratamento efetivo que vai ajudar a melhorar a aparência. Em se tratando de escleroterapia, um dos métodos mais utilizados consiste na escleroterapia química, comumente conhecida como “aplicação para vasinhos”, embora em alguns casos possa ser usada em vasos maiores com outros fins além da estética. Com este tratamento, as dilatações venosas tendem a diminuir ou desaparecer com o passar de algumas semanas.

Embora pareça um procedimento meramente estético, deve ser realizada por um médico especialista, que tenha conhecimento sobre a fisiologia do sistema circulatório, bem como arsenal diagnóstico e terapêutico, para tratar estes e os outros casos em que a técnica não esteja indicada, tendo condições de obter um melhor resultado e evitando complicações.

O procedimento da escleroterapia consiste na aplicação de uma substância esclerosante no interior dos vasos. Esta substância vai agir induzindo o fechamento do vaso, fazendo com que não ocorra mais ali a passagem de sangue. Pode ser realizada com diferentes substâncias esclerosantes, conforme o objetivo do tratamento, e o número de sessões dependerá de cada caso. Apesar de ser altamente eficaz, o tratamento não impede o surgimento de novas varizes, por isso é importante manter ou adotar cuidados gerais com seu estilo de vida, evitando o excesso de peso e realizando atividades físicas regularmente. É um procedimento de médio prazo, cujos resultados serão obtidos ao longo de algum tempo de tratamento.