Uma das grandes reclamações de pessoas acima de 50 anos ou com quadro de varizes, trombose, insuficiência renal e cardíaca, são os inchaços no corpo, em especial os localizados nas pernas, ocasionados em decorrência ao acúmulo de líquido no tecido subcutâneo.
Os edemas, como são conhecidos os inchaços, acontecem quando os líquidos que deveriam estar no interior dos vasos sanguíneos extravasam e se acumulam na pele. Nossos vasos sanguíneos possuem poros, por onde circulam células, proteínas e água, e quando há uma saída excessiva de líquido por esses vasos, surgem os inchaços.
No caso das pernas, as veias localizadas nestes membros têm em suas estruturas válvulas que impulsionam o sangue em direção ao coração, mas que ao longo do tempo enfraquecem e podem comprometer a circulação, levando a coagulação do sangue e resultando em uma inflamação da pele das pernas.
Os sinais e sintomas dependem da quantidade de edema que o paciente possui, mas, em geral, incluem além do inchaço: vermelhidão, descamação e alteração da pele; dor na região atingida; ganho ou perda de peso.
O edema não é hereditário ou transmissível, mas pode atingir qualquer pessoa. Os grupos que possuem mais fragilidade para adquirir a doença são os idosos, grávidas, portadores de doenças crônicas e usuários de determinados medicamentos. A prevenção contra edemas inclui a manutenção de uma vida saudável, exercícios físicos, dieta e redução de alimentos com sódio e consultas a médicos especialistas.