Hoje é o "Dia Mundial de Higienização das Mãos" em valorização do hábito que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um dos principais instruimentos contra doenças ocasionadas por vírus e bactérias (como infeccções respiratórias e estomocais, conjuntivites, herpes etc.) e mesmo epidemias, como a covid-19.
Como há entes contaminantes que podem sobreviver durante horas em superfícies como maçanetas, corrimões, dentre outras, todos devemos nos manter atentos aos cuidados pessoais básicosa de higienização.
Foi apenas recentemente na história, na década de 1840, que o médico húngaro Ignaz Philipp Semmelweis estabeleceu a relação entre as mortes das partunientes, com a falta de higienização das mãos dos médicos (que iam diretamente da sala de autópsia para a de obstetrícia).
Para fazer a correta higienização das mãos, devemos as lavar com água corrente e sabão por, pelo menos, 20 segundos (esfregando as palmas, os dorsos, as partes internas e externas e, ainda, as pontas dos dedos e unhas). Sempre que possível, prefira fazer a secagem com material descartável, como por exemplo papel toalha.
Mantenha os seus exames atualizados, consulte regularmente ao seu médico de confiança e, nas especialidades cardíacas e vasculares, entre em contato pelo Whatsapp (42) 99915-6738.