De forma simplificada, as varizes são veias dilatadas que se tornam aparentes na pele. Mesmo que qualquer veia possa ficar varicosa, as varizes são mais comuns nas pernas e pés, devido a pressão que os membros inferiores sofrem ao ficar em pé ou sentado por longos períodos.
Para alguns, as varizes incomodam pela estética, já para outros, além da aparência, a doença vascular causa dor, desconforto e até mesmo aumenta o risco de outros problemas.
Mas será que é possível tratar varizes usando remédios ou aplicando cremes nas pernas?
Como as varizes acometem uma grande parcela da população, existe uma busca por tratamentos rápidos e eficientes, alguns desses podem ser comprados mesmo sem a receita de um especialista. Mas será que esses produtos realmente funcionam?
Os cremes para varizes apresentam funções localizadas, proporcionando a sensação de alívio dos sintomas e refrescância nas pernas, devido aos componentes presentes em suas formulações. Portanto, os cremes para varizes auxiliam no tratamento, mas sozinhos não são capazes de tratar a doença.
Da mesma forma, os remédios podem ser complementares no tratamento das varizes, já que possuem funções que proporcionam a melhora do inchaço, dor e cansaço nas pernas. No entanto, é importante sempre lembrar que o uso de remédios não faz com que as varizes diminuam ou acabem.
Então, qual é a melhor maneira de tratar?
Tanto o diagnóstico quanto o cuidado com as varizes deve ser acompanhado de um médico cirurgião vascular, para identificar e buscar os melhores tratamentos para cada caso. Já existem diferentes procedimentos seguros para tratar o problema, como a cirurgia, a escleroterapia química, crioescleroterapia e tratamento a laser, mas somente um cirurgião vascular é quem pode avaliar o caso de cada paciente e indicar o tratamento que será mais eficaz.
Portanto, antes de buscar por remédios e cremes, marque uma consulta com o Cirurgião Vascular.