A úlcera varicosa acontece quando, pela má circulação sanguínea, haja uma menor oxigenação na pele - com acúmulo de sangue venoso nas pernas. Muito comum entre os mais idosos, também acomete os que têm osteoastrite (artrite nas articulações), obesidade, sedentarismo e, até mesmo, pelo fumo excessivo de cigarro.
Está relacionada com o aumento da pressão causada pelo sangue estagnado, que faz a pele e o subcutâneo sofrerem atrofia: os deixando extratemente fragilizados e mais propensos às feridas na região, que não cicatrizam corretamente.
É preciso tomar um cuidado especial se você fez uma cirurgia na perna recentemente, caso esteja acamado ou, também, se costuma passar muito tempo sentado ou em pé: há maiores chances de formação de úlceras, principalmente perto das regiões ósseas (joelhos e tornozelos, por exemplo).
A orientação é buscar acompanhamento médico com especialista vascular. Pode ser indicado o uso de meias elásticas para a compressão da região e diminuição do inchaço, assim como manter as pernas elevadas durante o repouso e realizar atividades físicas regularmente.
Mantenha os seus exames atualizados, consulte regularmente ao seu médico de confiança e, nas especialidades cardíacas e vasculares, entre em contato pelo Whatsapp (42) 99915-6738.