Fechar

Cinco mitos e verdades sobre a saúde do coração

Cinco mitos e verdades sobre a saúde do coração

Compartilhe nas redes sociais:

Quando o assunto é a saúde do coração, muitas são as dúvidas sobre o que realmente faz bem ou não.

Pensando nisso, a Clínica CardioVasc separou alguns mitos e verdades do assunto que vão te ajudar a ver a cardiologia de uma outra forma. 

Confira:

 

1) Existem alimentos que beneficiam o coração?

Verdade.

Alimentos livres de gorduras ruins e ricos em antioxidantes beneficiam o coração e contribuem para mantê-lo protegido.

A castanha é um bom exemplo. A semente é rica em gorduras boas e possui ação antioxidante e antiinflamatória, que ajuda a estimular a dilatação dos vasos sanguíneos, contribuindo para diminuir o colesterol ruim, aterosclerose e outras doenças cardíacas.

 

2) Praticar exercícios elimina o risco de doenças cardíacas?

Mito.

Os exercícios físicos auxiliam na proteção do coração, já que liberam substâncias que relaxam a parede dos vasos sanguíneos e favorecem a saúde do coração. Ou seja, levar uma vida saudável e ativa diminui diminui as chances de desenvolver doenças coronárias, mas não impede que os problemas cardíacos apareçam.

É importante ressaltar que mesmo assim, a prática constante de exercícios físicos aumenta a expectativa de vida e diminui a incidência de infarto e outras doenças, não só cardiovasculares.

 

 

3) Café faz mal para o coração?

Mito.

Mesmo que o café tenha ação positiva e negativa no organismo, desde que consumido de forma moderada, a cafeína não faz mal ao coração. As propriedades antioxidantes do café podem auxiliar na preservação de vasos sanguíneos e inibir a ação nociva de radicais livres às paredes das artérias. É importante reforçar que o consumo deve ser equilibrado para que não faça mal ao corpo como um todo. 

 

4) As emoções influenciam o surgimento de doenças no coração?

Verdade.

Fatores emocionais como raiva, estresse, ansiedade, tristeza e solidão, que podem levar à depressão, são fatores de risco para o surgimento de doenças cardíacas.

Estudos apontam que as emoções estão cada vez mais associadas aos problemas do coração. Alterações nas emoções podem levar à alterações no ritmo cardíaco, tremores, tontura, suor excessivo e respiração acelerada. 

 

5) Os homens enfartam mais que as mulheres?

Mito.

As doenças cardiovasculares são a principal causa morte entre as mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde. Elas também possuem 50% mais chances de infarto que os homens, por vários motivos como: calibre das artérias, onde as placas ateromatosas tendem a fechar mais e levam a obstrução de forma mais grave; e a menopausa, período em que há um aumento significativo de doenças coronarianas.